"Penso que minha filosofia é esta: Tudo está errado até que Deus endireite as coisas."
Esta declaração do Dr. A. W. Tozer resume perfeitamente a sua crença e o que ele tentou fazer durante seus anos de ministério. Todo o foco de sua pregação e tudo aquilo que escreveu concentrava-se em Deus. Não tinha tempo para mascates religiosos que inventavam novos meios de promover suas vendas e elevar suas estatísticas, Da mesma forma que Thoreau, autor por ele muito admirado, Tozer marchava ao som de um tambor diferente; e por esta razão, no geral achava-se fora de compasso com muitos dos participantes na parada religiosa.
Mas o que nos fazia amá-lo e admirá-lo era justamente esta excentricidade evangélica. Ele não temia dizer-nos o que estava errado, nem vacilava em mostrar-nos como Deus poderia endireitar as coisas. Se um sermão pode ser comparado à luz, A. W. Tozer lançava então um raio laser do púlpito, um raio que penetrava o seu coração, queimava a sua consciência, expunha o pecado e fazia você gritar: "Que devo fazer para ser salvo?" A resposta vinha sempre igual: renda-se a Cristo; conheça pessoalmente a Deus; cresça para assemelhar-se a Ele.
Aiden Wilson Tozer nasceu em Newburg (então conhecido como La Jose), Pensilvânia, a 21 de abril de 1897. Em 1912 a família mudou-se da fazenda de Akron, Ohio; e em 1915 ele converteu-se a Cristo, entrando imediatamente numa vida de grande intensidade devocional e testemunho pessoal. Em 1919 começou a pastorear a igreja da Aliança em Nutter Fort, em West Virgínia. Também serviu em igrejas nas cidades de Morgsntown, West Virginia; Toledo, Ohio; Indianapolis, Indiana; e em 1928 iniciou seu trabalho na igreja da Aliança em Chicago (Southside Alliance Church). Ali serviu até novembro de 1959, quando tornou-se pastor da igreja Avenue Road em Toronto. Um repentino ataque cardíaco a 12 de maio de 1963 pôs fim a esse ministério e Tozer foi introduzido na glória.
Estou certo de que Tozer alcançou mais pessoas através de seus escritos do que de sua pregação. Grande parte do que escreveu foi refletido na pregação de pastores que alimentavam a alma dos seus fiéis com as palavras dele. Em maio de 1950, Tozer foi nomeado redator da revista "The Alliance Weekly", agora The Alliance Witness, talvez a única revista religiosa comprada principalmente pelos seus editoriais. Ouvi certa vez o Dr. Tozer, numa conferência na Associação da Imprensa Evangélica, criticando os editores que praticavam o que ele chamava de "jornalismo de supermercado — duas colunas de anúncios e um corredor de material de leitura". Ele era um escritor exigente e tão rigoroso consigo mesmo quanto com os demais.
O que toma conta de nós e não nos deixa escapar mais nos trabalhos de Tozer? Ele não teve o privilégio de cursar uma universidade nem um seminário, ou sequer uma escola bíblica; todavia, deixou-nos uma estante de livros que será consultada até a volta do Senhor por aqueles que buscam crescer em espiritualidade.
A. W. Tozer escrevia com convicção. Ele não tinha interesse em agradar os superficiais cristãos atenienses que estavam em busca de novidades. Tozer voltou a cavar os velhos poços e nos chamou de volta aos velhos caminhos, acreditando ardentemente nas verdades por ele ensinadas e pondo-as em prática. Certa vez disse a um amigo meu: "Consegui a antipatia de todos em toda plataforma a que subi neste país durante a realização de uma Conferência Bíblica!" O povo não corre para ouvir alguém cujas convicções tragam constrangimento.
Tozer era um místico — um místico evangélico — numa era pragmática e materialista. Ele contínua a chamar-nos para observar aquele mundo da realidade espiritual que fica além do mundo físico que tanto nos seduz. Ele nos pede para agradar a Deus e ignorar a multidão, para adorar a Deus a fim de nos assemelharmos a Ele. Quão desesperadamente precisamos hoje dessa mensagem!
A. W. Tozer tinha o dom de tomar uma verdade espiritual e colocá-la sob a luz, a fim de que, como um diamante, cada faceta fosse vista e admirada. Ele não se perdia nos pântanos homiléticos; o vento do Espírito soprava e ossos mortos ganhavam vida. Seus ensaios são como delicados camafeus, cujo valor não é determinado pelo seu tamanho. Sua pregação caracterizava-se por uma intensidade espiritual que penetrava o coração, ajudando-o a ver Deus. Feliz o cristão que pode dispor de um livro de Tozer quando sua alma está sedenta e ele sente que Deus se distanciou.
Isto leva àquela que julgo ser a maior contribuição que A. W. Tozer faz em seus escritos: ele o estimula tanto com relação à verdade, que você se esquece de Tozer e procura a sua Bíblia. Ele mesmo repetiu muitas vezes que o melhor livro é aquele que faz você desejar pô-lo de lado e pensar por si mesmo. É raro eu ler Tozer sem procurar meu caderno de notas e escrever nele alguma coisa que mais tarde possa ser transformada numa mensagem. Tozer é como um prisma que recolhe a luz e depois revela a sua beleza.
Selecionar o "melhor de A. W. Tozer" é uma tarefa impossível. Melhor para quem? Para que necessidades? Como pastor, eu escolheria cinquenta ensaios que iriam desafiar e abençoar o coração de meus irmãos no ministério, mas Tozer é lido por muitos que não exercem essa função. Por ser escritor, eu poderia escolher capítulos dos seus livros que revelam sua habilidade com as palavras; mas a maioria dos leitores não escreve livros. Aqueles dentre nós que apreciamos os escritos de Tozer certamente temos os nossos favoritos, mas tenho certeza de que não haveria dois que concordassem.
Dos livros de Tozer publicados pela Christian Publications de Harrisburg, Pensilvânia, fiz seleções com base no tema e seu desenvolvimento. O Dr. Tozer dizia com freqüência as mesmas coisas de modos diversos, e tentei escolher os temas principais em sua melhor expressão. Se um de seus ensaios favoritos estiver faltando, talvez você seja compensado lendo um outro que tenha perdido ou esquecido.
Se este livro for a sua primeira introdução a A. W. Tozer, permita-me então sugerir a melhor maneira de ler seus ensaios. Você deve lê-los lentamente e com reflexão, meditando enquanto lê. À medida que lê, ouça o que Tozer chamava de "a outra Voz" falando a verdade através dessas breves mensagens. Se certa verdade se puser a queimar em seu coração, coloque o livro de lado e deixe que Deus o oriente. Aguarde em silêncio diante dEle e bem fundo em seu coração Deus lhe falará.
Texto Extraido de "O Melhor A.W.Tozer - Editora Mundo Cristão.
14 comentários:
Parabéns pelo blog!
Uma dúvida: A.W.TOZER era arminiano?
Fiquei com vontade de ler um livro dele.
Deus o abençoe.
Deus o abençoe.
Eu gosto sobre A W TOZER.
Eu gosto sobre A W TOZER.
Lendo "Mais Perto de Deus"
Lendo pela quinta vez "O caminho do poder Espiritual" A.W.Tozer
👏👏👏
Bom seria atualmente que houvessem mais pastores com esse discernimento e real intimidade com Deus. Lamentável tantos serem impactados pelo modismo e materialismo. Esquecem que toda a Glória é dEle.
Já li muitos livros do Tozer, sempre fui edificada com seus livros e crescimento espiritual. Homem de Deus, amado.
fiquei afim de ler um livro dele
Flaviano Filho, Tozer era arminiano sim!
Deus o abençoe.
Gostei muito vou em busca de leitura , e aprender mais.
Postar um comentário